SOBRE
Filmando um documentário pelo Brasil em 2016, Gabriel Tye e Roberto Caliman se conheceram. Alguns anos de muitos projetos e quilômetros percorridos depois, decidiram iniciar a El Amarillo.
Hoje a dupla se dedica principalmente a produção de documentários em série, curta e longa metragem, branded content, publicidade, além de projetos de pós-produção e animação.
ROBERTO CALIMAN
Formado em Rádio & TV pela Faculdade Cásper Líbero (2007-2012), pós-graduação em Cinematografia pela New York Film Academy (2010).
Com quase 20 anos de experiência, atuou como Diretor de Fotografia e/ou Operador de Câmera em projetos para renomadas marcas de diferentes segmentos como Bradesco, Ambev, Contém 1g, Panasonic, Stock Car/T4F, XBOX, Kingston, Vice Media, Vivo, Pernambucanas e Visa. Além de produções de videoclipes, documentários e programas de TV em emissoras abertas e fechadas, como Globo, GNT e Sony.
Especializado em Cultura Geek/Gamer desde 2018, como Diretor de Cena na GMD (Ubisoft, XBOX, Blizzard, HyperX/Kingston, Bandai Namco, Stock Car/T4F) e Diretor Artístico na Loading Entertainment Media, entre 2020 e 2021.
Já participou de campanhas premiadas com um Leão de Prata em Cannes e 3 Clio Awards, além de trabalhos voltados para o segmento de cultura pop, entretenimento, e-sports, assim como projetos de documentários independentes e pilotos de séries.
GABRIEL TYE
Gabriel Tye é realizador audiovisual com experiência em documentário, vídeoarte, publicidade e animação.
Bacharel em Audiovisual (Senac, 2009), atua como diretor, montador e produtor executivo. Dirigiu curtas premiados no Festival Primeiro Plano (2010), Festival Culture Unplugged (Suiça, 2014) e o documentário vencedor do 3o Concurso de Documentários da TV Câmara (2020). Em projetos publicitários soma 2 Leões de Prata no Festival de Cannes (2019 e 2022) e 1 prata e 2 bronzes no Festival Clio Awards (2022).
Nos últimos 17 anos trabalhou com reconhecidas produtoras audiovisuais como Vetor Zero, Conspiração, Corazon, Piloto Tv, Domo, Dogs Can Fly e muitas outras como diretor de cena e com pós-produção.
Integra também o coletivo artístico Foi à Feira pelo qual já produziu diversas obras já expostas no Parque Ibirapuera, Metro, Sesc e em múltiplas outras localidades do Estado de São Paulo, em importantes mostras de arte da região. Tendo já 3 projetos agraciados pelo ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.